O que é uma Landing Page?

landing page

O que é uma Landing Page?

Partilhar artigo

Um erro bastante comum nas pessoas que estão a começar a empreender na internet é confundirem o seu website com as páginas de conversão que têm funções completamente distintas. Neste artigo, vou falar sobre o que é uma landing page e ajudar-lhe a aumentar as conversões do negócio.

No contexto do marketing digital, a landing page é uma página que é criada com apenas um único objectivo, a conversão do visitante. Desta forma, a ideia é levar a pessoa a fazer uma acção específica que pode ser por exemplo, o fornecimento do e-mail para a sua lista ou a realização de uma venda.

Descubra agora, 5 benefícios de uma landing page para conseguir atrair mais clientes através da internet e alcançar um melhor desempenho ao longo do tempo. As páginas de conversão nunca devem ser construídas com um propósito diferente do seu objectivo de marketing para atingir o que deseja.

Liberdade de Criação: construa uma estrutura específica para a sua landing page de acordo com a oferta que vai apresentar à sua audiência. Organize o formato do seu suporte de comunicação, consoante o produto ou serviço que pretende divulgar na internet, sem estar dependente do modelo do seu site.

Mensagem Segmentada: apresente uma proposta de valor para conseguir gerar mais conversões nas suas landing pages e alcançar melhor desempenho. Para tal, foque os seus argumentos nas necessidades ou desejos dos seus potenciais clientes e indique qual é o caminho para a resolução do problema.

Realização de Testes A/B: experimente fazer alterações na sua landing page para verificar o impacto nos níveis de interacção do consumidor. Assim, é possível identificar a página de conversão que tem melhores resultados para que possa tomar as respectivas decisões em relação à sua estratégia de marketing.

Aumento das Conversões: utilize as landing pages para direccionar o tráfego para uma determinada oferta e alcançar melhores taxas de conversão. Ao encaminhar as pessoas para páginas de conversão, onde o objectivo é a realização de uma acção específica, vai conseguir gerar resultados mais facilmente.

Medição dos Resultados: tenha apenas um único apelo na sua landing page, assim é mais fácil perceber a acção realizada, conversão ou saída. O acompanhamento das actividades que acontecem nas suas páginas de conversão é fundamental para definir o processo de optimização da taxa de conversão.

Os Principais Elementos da Landing Page

As páginas de conversão, contêm muito menos elementos e links do que um site corporativo para serem mais eficazes nos resultados. Isto acontece, porque depois de conseguir levar um visitante para uma landing page, o seu único objectivo é que seja efectuada uma conversão para atingir o seu objectivo.

Título: consiste em indicar em poucas palavras o que as pessoas podem esperar da sua oferta e porque devem prestar atenção naquela altura. Desperte a curiosidade do visitante que acabou de chegar à sua landing page e aproveite para realçar o que vai ganhar com a conversão ao referir uma razão válida.

Recursos: são componentes visuais ilustradas por uma imagem ou vídeo que servem para conseguir transmitir a sua mensagem com mais eficácia e devem reflectir especificamente a sua oferta. Procure evitar situações que sejam generalistas porque podem atrapalhar os resultados da sua página de conversão.

Conteúdo: apresente uma descrição sobre a sua proposta de valor e aproveite para reforçar a sua comunicação ao destacar os benefícios da sua oferta. Explique a solução para o problema e qual vai ser a transformação na vida das pessoas ao efectuarem a acção que pretende que seja realizada na landing page.

Formulário: é o espaço onde acontece a conversão, por isso, equilibre o número de informações requeridas com o número de leads que podem ser obtidas. Geralmente, quanto mais informações são solicitadas menor é a taxa de conversão das landing pages, contudo maior vai ser a qualificação dos seus leads.

Prova Social: coloque na landing page evidências relacionadas com conversões que ocorreram, tais como, número de downloads do material ou depoimentos. Desde que haja confiança, as pessoas tendem a fazer o que as outras recomendam, logo a sua taxa de conversão pode aumentar consideravelmente.

Call To Action: são botões ou texto que fazem um apelo específico ao convidarem as pessoas a realizarem uma determinada acção em landing pages. É fundamental o visitante entender o que realmente é esperado da sua parte e execute naquele preciso momento a tarefa desejada para haver uma conversão.

Pós-Conversão: considere a criação de uma página de obrigado para que seja feita a confirmação que o lead vai ter acesso à sua oferta. Uma dica extra, tenha na landing page de agradecimento uma oferta complementar para estimular o lead a fazer uma segunda conversão, aumentando o seu envolvimento.

3 Ferramentas para Criação de Páginas

A landing page é uma página que tem todos os elementos voltados para a conversão de um visitante num lead, oportunidade de negócio ou cliente da sua empresa. Conhecidas como páginas de conversão, as landing pages são muito utilizadas em marketing digital, uma vez que potenciam as taxas de conversão.

Instapage: é um software para criação e optimização de landing pages bastante simples de utilizar e com um editor de páginas de conversão muito intuitivo. Actualmente, é possível testar gratuitamente a solução durante 14 dias e a partir desse momento pode escolher um plano de acordo com as suas necessidades.

Unbounce: é um software que permite personalizar a sua landing page de uma maneira fácil e efectiva através da funcionalidade de “arrastar e soltar”. Actualmente, é possível beneficiar de um período de avaliação de 14 dias para poder descobrir qual será o plano mais adequado face às necessidades do seu negócio.

Leadpages: é um software que tem uma grande quantidade de templates para a criação das suas landing pages e que estão ordenadas por taxa de conversão. Actualmente, é possível fazer um período de experimental de 14 dias mas na inscrição é necessário colocar os seus dados de pagamento para aceder à ferramenta.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é uma landing page.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?