4 Etapas do Modelo AIDA

modelo aida

4 Etapas do Modelo AIDA

Partilhar artigo

O modelo AIDA é utilizado no marketing para descrever as etapas que ocorrem desde o momento em que um consumidor descobre que tem um problema até ao momento em que o consumidor toma uma decisão de compra. Neste artigo, vou falar sobre o que deve fazer para melhorar as conversões do seu negócio.

Dado que muitos consumidores ficam conscientes das marcas por meio de comunicações de marketing, o modelo AIDA ajuda a explicar como uma mensagem envolve os consumidores na escolha de uma determinada marca, em detrimento de outra existente no mercado.

Resumindo, o modelo AIDA propõe que as mensagens de marketing precisam realizar várias tarefas para levar o consumidor a passar por uma série de etapas sequenciais até à acção  pretendida. Descubra agora, as 4 etapas que deve considerar para que seja realizada uma compra e ter sucesso na internet.

Atenção: o principal objectivo nesta etapa é ganhar a atenção do seu público-alvo. Faça  com que o consumidor descubra que tem um problema e fique consciente que é importante resolvê-lo. Explique a razão pela qual não faz sentido continuar a adiar o seu problema.

Nesta fase do modelo AIDA, utilize na sua comunicação promessas ou perguntas relacionadas com o problema do seu potencial cliente. Preocupe-se também com os elementos visuais e sonoros que fazem parte do seu conteúdo. Para ganhar a atenção pense em palavras, imagens, cores, música e tom de voz.

Interesse: o principal objectivo nesta etapa é conquistar o interesse do seu público-alvo. Faça com que o consumidor saiba que existe uma solução para o seu problema. Explique a forma como pode ajudar as pessoas interessadas e apresente um caminho a seguir.

Nesta fase do modelo AIDA, utilize na sua comunicação empatia com o seu potencial cliente. Continue a falar que compreende a sua situação e que tem a solução para o problema. Para conquistar o interesse comece por ter informações em destaque como títulos, subtítulos, banners e formulários para captar leads.

Desejo: o principal objectivo nesta etapa é despertar o desejo do seu público-alvo. Faça com que o consumidor conheça os benefícios do seu produto e desenvolva uma disposição favorável pela marca. Explique qual vai ser a transformação quando alguém aceitar a sua oferta.

Nesta fase do modelo AIDA, utilize na sua comunicação elementos que transmitam confiança. O seu potencial cliente vai analisar se a sua empresa pode resolver o seu problema. Falar da quantidade de pessoas que utilizam o produto e expor depoimentos que mostrem a satisfação dos clientes vai fazer toda a diferença.

Acção: o principal objectivo nesta etapa é conseguir que público-alvo realize uma acção desejada. Faça com que o consumidor perceba que tem motivos para agir levando-o a comprar o produto. Explique as razões que justificam a resolução do problema agora.

Nesta fase do modelo AIDA, utilize na sua comunicação calls to action para indicar ao seu potencial cliente a acção que pretende que seja efectuada. Aplique expressões do género, “Compre Agora” ou “Registe Aqui”. Para acelerar o processo de decisão ofereça descontos, bónus, garantias e condições de pagamento favoráveis.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é modelo AIDA.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?