Apoio Financeiro para Empresas

apoi financeiro para pequenas empresas

Apoio Financeiro para Empresas

Partilhar artigo

Os negócios para serem iniciados ou desenvolvidos precisam muitas vezes de obter financiamento se quiserem operacionalizar determinadas acções. Neste artigo, vou falar sobre várias formas de apoio financeiro para pequenas empresas que é possível solicitar, ajudando-lhe a atingir o sucesso na internet.

Um aspecto importante no mundo dos negócios é a capacidade de gerar liquidez. Se é um empreendedor ou um empresário já estabelecido, sabe que este processo nem sempre ocorre no tempo pretendido, tornando-se necessário contar com o apoio financeiro para pequenas empresas para conseguir dinheiro.

Descubra agora, 8 tipos de apoio financeiro para pequenas empresas e saiba como pode tirar partido de cada um deles para financiar as suas operações. Lembre-se de analisar em que fase de maturação se encontra o seu negócio e avaliar a melhor alternativa para levantar o capital que deseja.

Recursos Próprios: representa uma prática bastante comum entre aqueles que pretendem abrir um negócio e dar os primeiros passos. Por norma, as pessoas costumam aplicar as suas economias ou desfazerem-se de bens, tais como carros e imóveis, iniciando a sua jornada no mundo dos negócios.

Família e Amigos: é o principal apoio financeiro para pequenas empresas que estão a iniciar o seu negócio. No entanto, é importante formalizar o seu empréstimo, detalhando o prazo e uma taxa de remuneração abaixo do banco mas acima de uma aplicação financeira convencional.

Sócio Investidor: Na falta de um ente querido, a procura de um sócio que invista capital no seu negócio, pode constituir um apoio financeiro para pequenas empresas. Defina desde o princípio as regras do jogo e a respectiva percentagem, bem como, os direitos e obrigações inerentes.

Empréstimo Bancário: pedir capital emprestado ao banco é outro é outro apoio financeiro para pequenas empresas mas deve ser utilizado com moderação. Faça um bom planeamento para avaliar se, mesmo após o pagamento dos juros, o seu negócio continuará rentável.

Microcrédito: é um pequeno empréstimo que serve para apoiar empreendedores que não têm acesso a um crédito bancário normal mas que possuem uma ideia de negócio viável. A necessidade de fiador, a taxa de juro e o prazo de pagamento são factores que variam caso a caso.

Capital de Risco: a sua entrada na empresa é muitas vezes uma opção estratégica para obter financiamentos avultados e desenvolver um negócio sem os custos do crédito bancário. Constitui um apoio financeiro para pequenas empresas ou de médio porte com potencial de crescimento.

Business Angels: são investidores individuais dispostos a financiar projectos como seed capital e startups que não encontram no capital de risco uma resposta adequada. Normalmente, optam na maioria das vezes por investir em novos negócios, privilegiando o seu potencial de crescimento.

Financiamento Público: é um apoio financeiro para pequenas empresas com diversos mecanismos de ajuda à inovação e incentivo ao investimento. Este tipo de financiamento pode ser de âmbito regional, nacional ou internacional, sendo as candidaturas individuais ou conjuntas.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu quais são os tipos de apoio financeiro para pequenas empresas.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?