O que é Inbound Marketing?

inbound marketing

O que é Inbound Marketing?

Partilhar artigo

O inbound marketing visa atrair e converter pessoas usando conteúdo útil.

O marketing de atração possibilita a conexão com a sua audiência. Neste artigo, vou falar sobre o que é inbound marketing. Ao oferecer conteúdos relevantes pode aprofundar a relação com os leads. Por isso, a educação do mercado vai influenciar a decisão de compra. Continue a ler e confira tudo abaixo.

O inbound marketing é o processo de atração e conversão de leads em vendas. Desta forma, a sua estratégia de marketing digital fica reforçada no mercado. Afinal, o objetivo é aumentar a faturação. No entanto, primeiro deve entregar valor e só depois apresentar a solução para conquistar os compradores.

Descubra agora, como funciona o inbound marketing. Comece a atrair mais clientes ao divulgar o seu negócio através do marketing de atração. Por exemplo, em motores de busca, blogs e redes sociais. Assim, as pessoas procuram as empresas, a partir do conteúdo. Resumindo, são encontradas pela mensagem.

Contudo, ter um plano de execução é fundamental. Sobretudo, se decidir ter a disciplina necessária para agir diariamente. Então, aprenda o que é inbound marketing.

As Etapas do Processo de Inbound Marketing

Atrair: a ideia é trazer os visitantes certos para o website. Por isso, tem de produzir conteúdos para captar a atenção das pessoas. Assim, vai despertar a curiosidade pelo assunto. Afinal, um público qualificado está mais disposto a consumir o seu produto ou serviço. O marketing de permissão gera relevância.

Converter: transforme as visitas em leads para haver avanço no processo de compra. Para tal, o usuário tem de fornecer informação em troca de uma oferta de conteúdo. No entanto, deve conhecer o público para potenciar a estratégia de inbounb marketing. Evite o desperdício de recursos ao criar materiais ricos.

Relacionar: existem leads que não estão prontos para fazer uma compra. Resumindo, apenas 3% do potencial de mercado procura uma solução. Então, é preciso aprofundar o relacionamento com a lista. Assim, é possível identificar os estágios dos leads e realizar ações para que avancem na jornada do cliente.

Vender: a geração e nutrição de leads serve para criar demanda e oportunidades de negócio. Dependente da atividade, o processo de vendas pode acontecer no website. Contudo, há situações onde é necessário o contato do vendedor. No entanto, a abordagem é feita através de inbound sales, usando a tecnologia.

Encantar: após fechar a venda, transforme o comprador em promotor da marca. Afinal, os clientes satisfeitos compram mais vezes e recomendam a sua empresa. Por isso, o inbound marketing não termina na compra de um produto ou serviço. Envie newsletters e aposte na criação de programas de fidelização.

Principais Qualidades do Inbound Marketing

Permissão: o inbound marketing foca em atrair o público. Logo, não faz interrupção, pede autorização. A ideia é tornar o lead mais ativo no processo de decisão. Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança entre a marca e o consumidor. O potencial de crescimento é gigante devido ao número de usuários online.

Mensuração: é fundamental medir os resultados do seu negócio. Afinal, é essencial identificar com precisão o desempenho das ações. Em seguida, implemente as medidas de otimização. Para tal, existem ferramentas que permitem analisar os dados e tornar a estratégia mais eficiente. Por isso, acompanhe toda a jornada.

Envolvimento: os conteúdos relevantes são apelativos para as pessoas. Sobretudo, quando ajudam a resolver os seus problemas. Assim, vai despertar a vontade de interação e partilha nas redes sociais. Contudo, agregue valor ao longo do processo de compra. Aproveite o inbound marketing para espalhar a mensagem.

Relacionamento: as marcas podem construir relações duradouras. No entanto, é necessário estimular a partir de materiais valiosos. Afinal, os consumidores acedem a informação com utilidade. Portanto, é uma experiência que permite transformar clientes em promotores, indicando os seus produtos ou serviços.

5 Razões para Investir em Inbound Marketing

Reputação no Mercado: o inbound marketing procura atrair pessoas na internet. Por exemplo, com conteúdos que despertem o interesse pela sua empresa. Contudo, é preciso agregar valor e adequar o conteúdo à jornada de compra. Assim, vai conseguir gerar confiança e ser uma referência para o mercado.

Aumento da Visibilidade: produza conteúdos relevantes para a sua audiência. Para tal, é fundamental um blog e ter presença nas redes sociais. O Google, por exemplo, é uma das principais fontes de informação na internet preferidas das pessoas. Então, garanta que o site tem um bom posicionamento no ranking.

Atrair Potenciais Clientes: o conteúdo apelativo chama a atenção das pessoas. Por isso, ter uma estratégia de inbound marketing permite a geração de leads qualificadas. Assim, é possível criar listas com maior potencial de compra para o seu negócio. Logo, as vendas surgem na sequência do interesse demonstrado.

Menor Custo de Aquisição: o marketing de atração tem soluções mais baratas. Por exemplo, através da criação de conteúdos e nutrição de leads. Resumindo, o investimento é menor quando comparado com os anúncios de televisão. Ao reduzir o desperdício tem folga orçamental para aplicar em ações rentáveis.

Redução do Ciclo de Vendas: a estratégia de inbound marketing diminui o tempo de compra. Os conteúdos focados na jornada de compra fazem o processo avançar com maior rapidez. Assim, é possível escalar o seu negócio e gerar economia, maximizando os recursos disponíveis para toda a equipa.

As 4 Etapas do Processo de Compra Online

Visitantes: são as pessoas que visitam um website. O seu interesse é bastante diversificado. Por isso, aparecem desde curiosos até ao público que procura uma solução específica. Nesta etapa, é importante chamar a atenção das visitas. Sendo assim, tenha conteúdos de qualidade na hora de fazer inbound marketing.

Leads: representam a audiência que forneceu informações de contato. Por exemplo, nome e email em troca de uma oferta de conteúdo. Contudo, é preciso reforçar a sua confiança. Nesta etapa, tem de nutrir e qualificar os leads com conteúdos. Agrupe as listas em função das necessidades e do estágio no funil.

Oportunidades: são leads qualificadas para a venda. É o momento do vendedor entrar em ação e efetuar uma abordagem assertiva com base no histórico. Nesta etapa, o lead já avançou na jornada de compra e representa uma oportunidade de negócio. Por isso, use amostras grátis para aumentar a taxa de fecho.

Clientes: são as pessoas que realizam a compra. Finalmente, surge a recompensa após encaminhar os leads ao longo do funil. Nesta fase, existe uma oportunidade de acesso ao seu produto ou serviço. O inbound marketing tem uma sequência lógica. Então, estimule a retenção, a recorrência e a recomendação.

Funil de Conversão e Jornada do Consumidor

Topo de Funil: corresponde a um momento de aprendizagem e descoberta. Nesta etapa, a pessoa não pensa na compra. Contudo, percebe que há um problema. Por isso, procura informação para entender o desafio que enfrenta. Os conteúdos mais indicados são artigos no blog, publicações nas redes sociais e vídeos.

Meio de Funil: corresponde a um momento de consideração e intenção. Nesta etapa, a pessoa quer encontrar a solução para o problema. No entanto, é preciso aprofundar o conhecimento sobre o tema. Então, produza materiais ricos para elucidar o público. Os conteúdos mais indicados são e-books, videoaulas e lives.

Fundo de Funil: corresponde a um momento de avaliação e decisão. Nesta etapa, a pessoa pensa na empresa indicada para resolver o problema. Por isso, mostre ao lead que está em boas mãos. Sendo assim, aposte em conteúdos persuasivos. Sobretudo, testemunhos, casos de sucesso e demonstrações do produto.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é inbound marketing.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?