O que é a Jornada do Consumidor?

jornada do consumidor

O que é a Jornada do Consumidor?

Partilhar artigo

A jornada do consumidor é o processo percorrido até à tomada de decisão.

O inbound marketing utiliza o pipeline para representar o caminho até a compra. Neste artigo, vou falar sobre o que é a jornada do consumidor. O cliente percorre vários momentos até escolher um produto. Então, é preciso levar em consideração o percurso do comprador. Continue a ler e confira tudo abaixo.

A jornada do consumidor é um mapa que identifica o momento da compra. Desta forma, a sua estratégia de marketing digital fica reforçada no mercado. Afinal, o objetivo é aumentar as vendas. No entanto, primeiro deve gerar valor e só depois apresentar a respetiva solução para transforar os leads em clientes.

Descubra agora, 4 etapas da jornada do consumidor. Comece a atrair mais clientes ao divulgar o seu negócio com marketing de conteúdo. Por exemplo, entendendo o perfil da audiência e o momento da compra. Assim, as pessoas avançam rumo à conversão final. Resumindo, é um sistema totalmente esquematizado.

Contudo, ter um plano de execução é fundamental. Sobretudo, se decidir ter a disciplina necessária para agir diariamente. Então, aprenda o que é a jornada do consumidor.

As 4 Etapas da Jornada do Consumidor

Aprendizagem e Descoberta: corresponde à primeira etapa da jornada do consumidor, onde as pessoas ainda não sabem que têm um problema, apresentando apenas alguns sintomas. Sendo assim, começa o processo de compreensão do problema e respectivas causas inerentes.

Durante esta etapa da jornada do consumidor, o objectivo é chamar a atenção para a existência do problema, utilizando conteúdos com temas mais amplos. Para tal, pode produzir artigos no seu blog ou criar e-books que falem sobre um assunto relacionado com o problema.

Reconhecimento do Problema: corresponde à segunda etapa da jornada do consumidor, as pessoas admitem que têm um problema que precisa de ser resolvido, pesquisando mais sobre o assunto. Desta forma, são identificados os riscos que estão associados ao problema.

Durante esta etapa da jornada do consumidor, o objectivo é despertar o interesse pela resolução do problema, utilizando conteúdos com temas mais específicos. Para tal, pode produzir artigos no seu blog ou criar e-books que falem sobre um assunto que ajuda a resolver o problema.

Consideração da Solução: corresponde à terceira etapa da jornada do consumidor, as pessoas já sabem exactamente qual é o seu problema, iniciando a procura pela solução. São analisadas as possibilidades que oferecem melhores condições para a resolução do problema.

Durante esta etapa da jornada do consumidor, o objectivo é estimular o desejo relativamente à comparação das possíveis alternativas, utilizando conteúdos de aplicação prática. Para tal, pode mostrar dados sobre o sector ou publicar casos de sucesso dos seu clientes.

Decisão de Compra: corresponde à quarta etapa da jornada do consumidor, em que as pessoas escolhem a opção que melhor se encaixa nas suas preferências e expectativas, sendo o momento da verdade. É a altura em que o seu potencial cliente decide comprar o seu produto ou serviço.

Durante esta etapa da jornada do consumidor, o objectivo é incentivar à acção através da compra, utilizando conteúdos que reforcem o seu diferencial competitivo e contornem objecções. Para tal, pode mostrar depoimentos e recomendações de clientes, assim como, fazer demonstrações.

5 Vantagens de Investir na Jornada de Compra

Gestão Otimizada:

Momento da Venda:

Vendas Consultivas:

Relacionamento Próximo:

Aumento da Produtividade:

As 4 Etapas do Processo de Compra Online

Visitantes: são as pessoas que visitam um website. O seu interesse é bastante diversificado. Por isso, aparecem desde curiosos até ao público que procura uma solução específica. Nesta etapa, é importante chamar a atenção das visitas. Sendo assim, tenha conteúdos de qualidade na hora de fazer inbound marketing.

Leads: representam a audiência que forneceu informações de contato. Por exemplo, nome e email em troca de uma oferta de conteúdo. Contudo, é preciso reforçar a sua confiança. Nesta etapa, tem de nutrir e qualificar os leads com conteúdos. Agrupe as listas em função das necessidades e do estágio no funil.

Oportunidades: são leads qualificadas para a venda. É o momento do vendedor entrar em ação e efetuar uma abordagem assertiva com base no histórico. Nesta etapa, o lead já avançou na jornada de compra e representa uma oportunidade de negócio. Por isso, use amostras grátis para aumentar a taxa de fecho.

Clientes: são as pessoas que realizam a compra. Finalmente, surge a recompensa após encaminhar os leads ao longo do funil. Nesta fase, existe uma oportunidade de acesso ao seu produto ou serviço. O inbound marketing tem uma sequência lógica. Então, estimule a retenção, a recorrência e a recomendação.

Jornada do Consumidor e Funil de Vendas

Topo de Funil: corresponde a um momento de aprendizagem e descoberta. Nesta etapa, a pessoa não pensa na compra. Contudo, percebe que há um problema. Por isso, procura informação para entender o desafio que enfrenta. Os conteúdos mais indicados são artigos no blog, publicações nas redes sociais e vídeos.

Meio de Funil: corresponde a um momento de consideração e intenção. Nesta etapa, a pessoa quer encontrar a solução para o problema. No entanto, é preciso aprofundar o conhecimento sobre o tema. Então, produza materiais ricos para elucidar o público. Os conteúdos mais indicados são e-books, videoaulas e lives.

Fundo de Funil: corresponde a um momento de avaliação e decisão. Nesta etapa, a pessoa pensa na empresa indicada para resolver o problema. Por isso, mostre ao lead que está em boas mãos. Sendo assim, aposte em conteúdos persuasivos. Sobretudo, testemunhos, casos de sucesso e demonstrações do produto.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é jornada do consumidor.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?