O que é Gestão de Tempo?

gestão de tempo

O que é Gestão de Tempo?

Partilhar artigo

A compreensão deste processo é fundamental para obter um melhor desempenho. Neste artigo, vou falar sobre o que é gestão de tempo e como vai poder aplicar no seu negócio. Assim, é possível aumentar a produtividade e rentabilizar as suas tarefas durante o dia.

A gestão de tempo, é a administração de actividades que tornam os esforços das pessoas cada vez mais eficazes, permitindo fazer o melhor trabalho na menor duração possível. Uma vez iniciada, descobrirá que com pequenos ajustes o seu dia passa a ser mais organizado e proveitoso.

Descubra agora, 10 dicas que permitem potenciar a gestão de tempo e melhore os níveis de desempenho no trabalho à medida que executa as suas tarefas. Ao colocá-las em prática, é possível aperfeiçoar o foco que se dá a cada actividade realizada e alcançar mais resultados de forma efectiva.

Comece Cedo: permite fazer uma gestão de tempo mais eficiente ao pensar e planear as próximas horas do seu dia com mais calma. Estudos mostram que conforme o dia vai passando o seu nível de energia diminui, o que afecta a produtividade e, por consequência, sua performance no trabalho.

Faça Listas: experimente listar no final do dia as tarefas que tem de cumprir no dia seguinte e vai verificar um aumento do seu desempenho. Se chegar ao trabalho e já souber exactamente o que tem de fazer, é óbvio que vai começar a trabalhar mais depressa, melhorando a sua gestão de tempo.

Defina Prioridades: estabeleça a ordem pela qual as tarefas devem ser executadas, deixando para primeiro lugar, o que é mais importante e urgente. Uma boa gestão de tempo começa por saber identificar o trabalho que deve ser feito dentro de um dia ou realizado ao longo do mês.

Agrupe Tarefas Semelhantes: é fundamental para conseguir organizar melhor o seu trabalho e obter um maior rendimento. Por exemplo, envie primeiro todos os emails antes de começar a ligar para os seus fornecedores, evitando que desperdice a sua atenção por diferentes actividades.

Estabeleça Prazos Limite: sempre que assumir uma tarefa, defina um deadline realístico para a sua execução, nem que seja para obrigar-se a ser prático e efectuar uma gestão de tempo de forma eficaz. Analise o período que precisa ser dedicado para completar o trabalho que tem de realizar.

Delegue Tarefas: aprenda a delegar e entenda que ao fazer isso não está a fugir das suas responsabilidades, aliás, é uma função muito importante para as pessoas que têm cargos de liderança. Aproveite e dê mais responsabilidades aos seus subordinados ou a outros elementos da sua equipa.

Evite o Multitasking: apesar de ser tentador pensar que consegue fazer várias coisas em simultâneo, a realidade, é que na maior parte das vezes isso não é boa ideia. Isto porque ao fazê-lo, está a multiplicar as distrações, existindo a perda de qualidade na realização das tarefas.

Fuja da Procrastinação: é um dos elementos que mais afectam negativamente a produtividade e pode resultar numa perda desnecessária de tempo e energia. Em geral, as pessoas costumam procrastinar as tarefas mais complicadas ou aquelas em que têm menos prazer, contribuindo para uma má gestão de tempo.

Faça Pausas Antecipadamente: são essenciais para equilibrar o seu ritmo, uma vez que o seu desempenho tende a diminuir após momentos de desgaste, levando até mesmo ao bloqueio. Aproveite para relaxar, bebendo um café, trocando umas ideias com um colega ou mudando de ambiente.

Saiba Dizer “Não”: caso esteja sobrecarregado, saiba dizer um “não” de maneira educada, explicando os seus motivos. Antes de decidir aceitar todas as tarefas ou projectos que passem na sua mesa verifique a sua to-do list para não assumir mais responsabilidades desnecessariamente.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é gestão de tempo.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?