Aumente a Produtividade no Trabalho

produtividade no trabalho

Aumente a Produtividade no Trabalho

Partilhar artigo

O conhecimento deste processo é crucial para alcançar um melhor desempenho. Neste artigo, vou falar sobre como aumentar a produtividade no trabalho e aplicá-la na realidade do seu negócio. Desta forma, é possível rentabilizar as suas tarefas durante o dia e melhorar a gestão de tempo.

A produtividade no trabalho, consiste em organizar as suas actividades através de um processo inteligente, permitindo a obtenção de um maior rendimento no menor tempo possível. Uma vez implementada, descobrirá que a sua rotina começa a gerar mais resultados com uma menor taxa de esforço.

Descubra agora, 10 dicas que permitem aumentar a produtividade no trabalho e melhorar os níveis de desempenho à medida que executa as suas tarefas. Ao colocá-las em prática, é possível melhorar a produção associada a cada actividade realizada e alcançar mais proveitos de forma efectiva.

Investir em Formação: a capacitação dos recurso humanos é fundamental para o desempenho das tarefas e aumento da produtividade no trabalho. Invista em programas de educação interna ou externa e lembre-se que os seus colaboradores vão ter melhores resultados se estiverem preparados para os desafios.

Bom Ambiente de Trabalho: a produtividade no trabalho só é possível ao ter condições que sejam favoráveis para a realização das funções. Para tal, é necessário manter as instalações limpas, seguras e organizadas, investir na qualidade dos equipamentos e criar um espírito de equipa bastante forte.

Organize o seu Tempo: adquira uma agenda ou utilize um aplicativo no smartphone para tomar nota de todas as suas tarefas e compromissos. Desta forma, vai conseguir saber exactamente o que é necessário fazer naquele dia e aumentar a produtividade no trabalho, reduzindo a duração das suas obrigações.

Elabore um Plano de Acção: antes de começar o seu dia, dedique algum tempo na organização da sua agenda e crie uma “to-do-list” para identificar as tarefas que tem de executar com uma ordem de prioridades. Ao saber o que está pendente e conhecendo os prazos a cumprir vai melhorar a produtividade no trabalho.

Automatização de Tarefas: a sua implementação faz com que exista menos erros e aumenta bastante a produtividade no trabalho. Além disso, fornecer aos seus colaboradores as ferramentas certas é importante para que seja possível o desempenho das funções com maior grau de eficiência.

Faça Reuniões de Pé: caso não consiga evitar o agendamento de uma reunião, é preferível que esta seja realizada com as pessoas de pé, levando ao aumento da produtividade no trabalho. Desta forma, vai haver mais entusiasmo, menos competição e melhor performance entre os vários elementos do grupo em geral.

Regra dos 2 Minutos: após efectuar o seu planeamento, retire da lista todos os itens que podem ser realizados rapidamente para aumentar a produtividade no trabalho. Esta regra, diz que se alguma coisa pode ser feita em dois minutos ou menos, então deve ser concluída imediatamente.

Princípio de Pareto: o seu fundamento diz que 20% das tarefas realizadas são responsáveis por 80% dos resultados gerados ao longo do dia. Isto significa que devemos encontrar os 20% que realmente importam e focar-nos nessas acções para conseguirmos atingir o máximo de produtividade no trabalho.

Desista da Perfeição: é uma ilusão que pode arruinar a produtividade no trabalho e que não traz quaisquer benefícios às tarefas que precisam de ser feitas. Elimine da sua lista os vários itens referentes às acções que devem ser concluídas e no final, caso tenha tempo, melhore algum pormenor.

Alimentação e Hidratação: esteja atento a estes dois factores que têm um grande impacto relativamente à produtividade no trabalho. Uma má alimentação ou a desidratação corporal afectam profundamente o desempenho, já que dificultam a sua capacidade de concentração, reduzindo a sua energia.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu como aumentar a produtividade no trabalho.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?