Como ser um bom vendedor?

vendedor

Como ser um bom vendedor?

Partilhar artigo

O vendedor é um agente de troca entre as empresas e os clientes.

Neste artigo, vou falar sobre como ser um bom vendedor. Continue a ler e confira tudo abaixo.

Um bom vendedor fornece uma orientação. Desta forma, a sua estratégia comercial tem de apresentar um padrão sempre organizado. Afinal, o objetivo é incrementar a receita.

Descubra agora, 9 maneiras de ser um bom vendedor. Comece a atrair mais clientes ao desmistificar o papel do vendedor no mercado.

Contudo, é fundamental ter um plano de execução. Sobretudo, se decidir obter a disciplina necessária para agir diariamente. Então, aprenda a ser um bom vendedor.

9 Maneiras efetivas de ser um bom vendedor

Saber ouvir o cliente: um vendedor que não sabe ouvir não entende a real necessidade da empresa, repete informação, não evolui a conversa, perde dados importantes e oferece uma solução que o cliente não precisa.

Contar boas histórias: A habilidade de contar histórias que convencem e motivam as pessoas a agir é vital para vender. É isso que vai fazer seus prospects se conectarem com você e com a sua promessa. Histórias envolventes e motivadoras se concentram nas emoções e desejos do cliente, não só na lógica.

Usar gatilhos mentais: O cérebro não toma decisões apenas com a lógica, por mais que as pessoas gostem de pensar que é assim que acontece. Gatilhos mentais nada mais são do que expressões e palavras que levam as pessoas a tomar decisões específicas, talvez até sem perceber. Os gatilhos são importantes em toda a comunicação com os leads, pois são eles que ajudam a remover as objeções comuns e justificar o porquê da compra. Esse tipo de gatilho serve para mostrar autoridade, gerar expectativa e urgência nos prospectivos clientes.

Disposição para ajudar: Muitos vendedores só se preocupam em tirar o melhor acordo para si e para a empresa, sem se preocupar com o que os clientes vão ganhar na negociação. Se você pensar a longo prazo, vai fazer diferente. Se você ganhar muito e o cliente não ganhar nada agora, essa é a única vez que você vai vender para ele. Então, prove que está comprometido com o sucesso do cliente e busca uma relação vantajosa para todos desde o início. Isso exige curiosidade e interesse profundo em ajudar o cliente. Faça perguntas amplas no início do processo, e as torne mais específicas conforme avança na busca pela solução ideal. Vá fundo no que motiva e incomoda o cliente para encontrar as respostas e entregar os resultados que ele precisa.

Aprendizagem contínua: esse tipo de vendedor detém não só o conhecimento do seu produto e empresa, mas da indústria que atende. Ele sabe quais as tendências e problemas pelos quais ela passa, assim como os fatos atuais que impactam diretamente seu crescimento.

Programa de indicações: Quer uma dica para vender muito mais em pouco tempo? Então lá vai: peça indicações para seus clientes atuais. A chance de eles conhecerem alguém que poderia comprar de você não são pequenas, até porque costumamos nos relacionar com pessoas de perfil semelhante ao nosso, em muitos aspectos. Mas, seja específico. Em vez de algo como “Algum dos seus amigos quer comprar meu produto?”, prefira uma abordagem do tipo “Você conhece alguém que também passa pelo problema X e está a procura de solução agora?”.

Coragem de fazer follow-up: Algumas empresas conseguiram aumentar as vendas em 15% só por aumentar o ciclo mais longo de follow-ups. Em vez de retornar o contato 2 ou 3 vezes, eles enviam mensagens até que a pessoa responda, que sim ou não. É uma tática simples, mas pouco utilizada. Tem até que não faça follow-up algum por receio de incomodar. Não caia nessa armadilha, tenha coragem para retornar o contato quantas vezes for necessário.

Ajudar a desenhar o futuro: um vendedor de destaque não fica preso em funcionalidades, mas consegue levantar os impactos dos benefícios da sua solução na empresa de seus clientes.

Entregar valor para o cliente: um vendedor de destaque não fica preso em funcionalidades, mas consegue levantar os impactos dos benefícios da sua solução na empresa de seus clientes.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu como ser um bom vendedor.

Conheça o guia inbound marketing. Descubra como obter uma estratégia eficaz. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso para o seu negócio e boa sorte na vida. Nunca desista!

Espero que tenha gostado do conteúdo e que seja útil. Deixe um comentário e partilhe o artigo com a sua rede de contatos. Além disso, acompanhe todas as novidades aqui no blog.



Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?