O que é SEO e como funciona?

seo

O que é SEO e como funciona?

Partilhar artigo

Os motores de busca, nomeadamente o google, apresentam os seus resultados em função das pesquisas e da sua relevância para o utilizador. Neste artigo, vou falar sobre o que é seo e ajudar-lhe a perceber como funciona para poder melhorar o rankeamento do seu site.

Se tem um negócio, o seo (search engine optimization) é uma estratégia utilizada para posicionar o seu site na internet. Desta forma, vai conseguir maiores chances do seu site aparecer no google através dos resultados orgânicos, obtendo mais visibilidade e tráfego qualificado.

Descubra agora, 9 aspectos a considerar quando aplicar as técnicas de seo para atrair mais clientes e obter melhores resultados na internet. A optimização de sites começa a gerar resultados efectivos no médio-prazo mas compensa porque não tem de pagar para aparecer no google.

Domínio: é o primeiro aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta a idade do domínio, palavra-chave no domínio, histórico do domínio, domínio de correspondência exacta, whois público, período de registo do domínio, extensão tld do país e palavra-chave no subdomínio.

Website: é o segundo aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta a arquitectura do site, actualizações do site, presença do sitemap, certificado ssl, campos de navegação, versão mobile, usabilidade do site e avaliações dos utilizadores em sites externos sobre a sua empresa.

Página: é o terceiro aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta a palavra-chave no título, nos cabeçalhos, na descrição e respectiva url, densidade da palavra-chave, optimização de imagens do website velocidade de carregamento da página e erros de html/validação w3c.

Backlinks: é o quarto aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta a idade do domínio, número de domínios de referência, autoridade da página, número total de páginas linkadas, idade do backlink, texto âncora do backlink, qualidade do conteúdo que linka e guest posts.

Interacção: é o quinto aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta o ctr da palavra-chave, ctr global das palavras-chave, taxa de rejeição, tráfico directo, número de visitantes que retorna, número de comentários, tempo de permanência e página nos favoritos do chrome.

Algoritmo: é o sexto aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta se a consulta merece actualização, se a consulta merece diversidade, histórico de navegação do utilizador, segmentação geográfica, pesquisas locais, resultados do shopping e resultados das imagens.

Sinais de Marca: é o sétimo aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta a marca no texto âncora, pesquisas pela marca, pesquisas por palavra-chave e marca, forte presença nas redes sociais, referência ao autor, legitimidade das contas das redes sociais, menções à marca e dimensão da marca.

SPAM no Website: é o oitavo aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta os links para sites com má reputação, redireccionamentos sorrateiros, anúncios para distrair, pop-ups intersticiais, optimização excessiva do site, conteúdo gibberish, páginas doorway e conteúdo gerado automaticamente.

SPAM fora do Website: é o nono aspecto a considerar na sua estratégia de seo. Tem em conta se é um site invadido, fluxo não natural de links, link com alta % de links de baixa qualidade, links de sites não relacionados, links de directórios de baixa qualidade, black hat link building, venda de links e esquema de links temporários.

Conheça os Benefícios do SEO

Aparecer na primeira página do google de forma natural é extremamente relevante para divulgar um negócio na internet e chegar até aos seus potenciais clientes. Em seguida, vou apresentar-lhe um conjunto de benefícios do seo e clarificar a sua importância numa estratégia de marketing digital.

Aumento do Tráfego Orgânico no Website: o seo adequa o conteúdo para os requisitos exigidos nos motores de pesquisa, como por exemplo o google, atraindo as pessoas certas. Assim, o seu site passa a ser visitado pelas pessoas que estão realmente interessadas na sua oferta e querem comprar.

Maior Retorno Sobre Investimento (ROI): ao implementar uma estratégia de optimização de sites vai conseguir aumentar a taxa de conversão. Isto permite-lhe, realizar mais vendas no seu negócio ao longo do tempo com um custo menor, gerando um incremento no lucro da empresa.

Melhora a Experiência do Utilizador: é importante ter em mente que o resultado final da aplicação das técnicas de seo deve contribuir também para ajudar os visitantes do site. Tenha em conta as expectativas das pessoas ao longo da jornada e preocupe-se realmente com a sua satisfação.

Aumenta a Autoridade do seu Site: à medida que ganha relevância, fica melhor posicionado nos motores de pesquisa, destacando-se da concorrência. Além disso, ao ter um conteúdo de qualidade vai permitir-lhe ser uma referência no seu nicho de mercado, conseguindo obter maior diferenciação.

Torna a sua Empresa Confiável: a optimização de sites (seo) possibilita que um website fique bem posicionado no google e faz com que as pessoas sintam mais segurança. Isso acontece, porque normalmente os primeiros resultados costumam ser os mais importantes para a pesquisa efectuada.

Maior Reputação da sua Marca: o consumidor ao ver uma marca nas primeiras posições de um motor de pesquisa, como por exemplo o google, considera-a como líder naquele segmento. As menções encontradas nos resultados orgânicos ajudam a aumentar o reconhecimento da marca.

Facilita a Navegação no Site: permita que os seus potenciais clientes encontrem o que desejam sem grande esforço ao tornar o seu website user friendly. Assim, as pessoas vão poder navegar de forma muito mais intuitiva e sem complicações, o que leva à redução da taxa de rejeição.

Os 3 Pilares de uma Estratégia

Aparecer na primeira página do google é possível na medida em que forem aplicadas correctamente as técnicas de seo (search engine optimization) no seu website. Contudo, lembre-se que os motores de pesquisa analisam os 3 pilares abaixo indicados na altura de exibirem os resultados orgânicos.

Relevância: refere-se à qualidade do conteúdo associado a uma boa experiência para o utilizador face a uma determinada pesquisa efectuada. Invista em seo porque o google, procura apresentar os melhores resultados de acordo com os termos que são procurados e também os mais completos.

Autoridade: os motores de pesquisa avaliam a reputação do seu site na internet para garantir a qualidade da fonte que pretende apresentar um conteúdo específico. Através de uma estratégia de seo vai poder melhorar o rankeamento inerente à análise constantemente efectuada pelos algoritmos.

Performance: está relacionada com o volume de tráfego que o website recebe e a qualidade dos seus visitantes. Levando estes dois factores em consideração, se existir grande relevância e uma forte autoridade, provavelmente vai ser gerado um bom desempenho ao nível das conversões.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é seo.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?