Como Criar uma Persona?

criar uma persona

Como Criar uma Persona?

Partilhar artigo

Um dos passos mais importantes na estratégia de marketing digital é saber quem vai comprar o seu produto ou serviço. Neste artigo, vou falar sobre como criar uma persona para o seu negócio e ajudar-lhe a perceber melhor a sua importância no processo de inbound marketing.

O desafio de criar uma persona é fazer uma representação do seu cliente ideal, mais humanizada e personalizada, relativamente à definição do público-alvo. Comece por estabelecer o seu perfil para conseguir enviar a mensagem certa às pessoas certas e alcançar os seus objectivos.

Descubra agora, 7 análises para criar uma persona e melhore a sua comunicação ao perceber quem são os seus potenciais compradores. Desta forma, vai conseguir aumentar as conversões porque não perde tempo com as pessoas que não estão interessadas na sua oferta.

Análise Geográfica: permite criar uma persona com base em critérios geográficos, tais como, país, região, distrito, concelho e cidade. Assim, é possível localizar onde estão os seus potenciais clientes e focar um conjunto de acções num território que seja relevante para o seu negócio.

Análise Demográfica: permite criar uma persona com base em critérios demográficos, tais como, idade, sexo, classe social, grau de instrução e geração. Desta forma, consegue identificar dados sobre características genéticas e enquadramento na sociedade associadas aos seus potenciais clientes.

Análise Social: permite criar uma persona com base em critérios sociais, tais como, tamanho da família, ciclo de vida da família, rendimento, ocupação e rotina diária. Neste sentido, pode recolher informação sobre os seus potenciais clientes relativamente aos ambientes familiar e profissional.

Análise Psicológica: permite criar uma persona com base em critérios psicológicos, dores, sonhos, frustrações, desafios e crenças. Assim, é possível perceber melhor algumas características que estão relacionadas com o funcionamento mental e processos cognitivos dos seus potenciais clientes.

Análise Psicográfica: permite criar uma persona com base em critérios psicográficos, tais como, estilo de vida, personalidade, valores, atitudes e preferências. Desta forma consegue entender o processo de pensamento dos seus potenciais clientes e o que eles pretendem para a sua vida.

Análise Comportamental: permite criar uma persona com base em critérios comportamentais, tais como, canais de comunicação, onde procura informação, momento da jornada do consumidor, hábitos de compra e critérios de decisão. Neste sentido, são identificadas as interacções resultantes do meio.

Análise Cultural: permite criar personas com base em critérios culturais, tais como, ídolos, gostos, interesses, hobbies e marcas utilizadas. Assim, é possível recolher informação relativamente aos seus potenciais clientes sobre hábitos e tendências adquiridas enquanto membros da sociedade.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu como criar uma persona.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?