O que é Proposta de Valor?

proposta de valor

O que é Proposta de Valor?

Partilhar artigo

A proposta de valor estabelece o diferencial competitivo de uma empresa.

As estratégias de diferenciação permitem destacar os fatores distintivos. Neste artigo, vou falar sobre o que é proposta de valor. Assim, vai poder satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. No entanto, transmita clareza e transparência para a sua audiência. Continue a ler e confira tudo abaixo.

A proposta de valor assenta no benefício principal entregue ao cliente. Desta forma, o empreendedorismo é capaz de gerar oportunidades incríveis. Afinal, representa o motivo que está associado à decisão de compra de um produto ou serviço. Por isso, merece especial atenção. Use uma linguagem assertiva.

Descubra agora, 10 modelos para criar uma proposta de valor. Comece a empreender na internet com um planeamento eficaz. Por exemplo, analise a concorrência e conheça bem o seu público. Em seguida, identifique as características que tornam a sua oferta irresistível. Para tal, tenha um diferencial.

Contudo, ter um plano de execução é fundamental. Sobretudo, se decidir ter a disciplina necessária para agir diariamente. Então, aprenda o que é proposta de valor.

Preço: Se o preço dos seus produtos é mais baixo em relação à média do mercado, essa é uma boa proposta de valor. Não há nada de errado em ter o preço como aspecto central para atrair clientes. Afinal, isso não significa necessariamente que você oferece um produto ou serviço ruim.

Status: Já pensou por que o iPhone é um objeto de desejo atualmente? Porque esse é um exemplo de produto que gera status para quem o utiliza. Trata-se de um item que passa a imagem de poder e permite que os consumidores se integrem a um grupo social específico. Também é o que acontece com marcas de roupas, sapatos e carros de luxo, por exemplo.

Design: Se o seu foco é a qualidade e beleza do design dos produtos, sua proposta de valor pode ser embasada nesse pilar. Afinal, o desenho dos produtos é um fator decisório na compra e ajuda a melhorar a experiência do consumidor com o item adquirido.

Novidade: Aqui estamos falando de empresas que apostam em inovação. É quando uma marca oferece algo inédito ao consumidor ao criar um produto ou serviço ou mesmo quando realiza uma melhoria incremental a algo que já existe.

Desempenho: Uma possibilidade é focar a proposta de valor na qualidade do desempenho dos produtos ou serviços da empresa. Nesse caso, eles precisam ser otimizados, apresentar usabilidade eficiente e, de modo geral, ter uma performance acima da média.

Conveniência: É quando o produto gera conveniência e praticidade para os consumidores. Alguns exemplos incluem serviços como Airbnb, OLX e Uber, que facilitam a vida dos clientes nos seus respectivos segmentos: viagem, venda online e mobilidade urbana.

Acessibilidade: Consiste em tornar os produtos e serviços acessíveis para o consumidor, de modo que ele faça compras que, não fosse a sua oferta, ele não faria.

Personalização: A personalização consiste em adequar funcionalidades de produtos e serviços conforme o público específico que você atende. E isso significa até mesmo oferecer diferentes opções para a sua clientela, conforme os subgrupos de perfis criados a partir dela.

Redução de Risco: Pense, por exemplo, em empresas que blindam carros. O diferencial delas está justamente no fato de gerar segurança para motoristas e passageiros enquanto estiverem circulando pelas ruas. Da mesma forma, seu produto faz com que as pessoas se sintam mais seguras? Então, essa pode ser sua proposta de valor.

Redução de Custos: Aqui o valor está no fato de a empresa reduzir custos para outras pessoas em processos que elas realizam no dia a dia. Também é comum que essa seja a proposta de valor de soluções empresariais e aplicativos. É o caso do Skype e do WhatsApp, que oferecem redução de custos, pois permitem comunicação via internet. Outro exemplo são os bancos digitais, que surgem como alternativas às instituições tradicionais, mas geralmente com taxas mais baixas ou mesmo nulas.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é proposta de valor.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário