O que é Growth Marketing?

growth marketing

O que é Growth Marketing?

Partilhar artigo

Uma estratégia de growth marketing permite alavancar os negócios.

Neste artigo, vou falar sobre o que é growth marketing. Assim, vai entender como funciona o processo para a sua empresa. Continue a ler e confira tudo abaixo.

O growth marketing atua no crescimento de negócios que desejam crescer exponencialmente. Desta forma, a sua estratégia de marketing digital fica fortalecida no mercado. Afinal, o objetivo é gerar conversão.

Descubra agora, os 3 pilares do growth marketing para empresas. Comece a atrair mais clientes ao divulgar o seu negócio através de estratégias digitais.

Contudo, é fundamental ter um plano de execução. Sobretudo, se decidir obter a disciplina necessária para agir diariamente. Então, aprenda o que é growth marketing.

A estratégia de growth marketing na empresa

Identifique o seu público-alvo: se analisar cuidadosamente a sua base de clientes, identificará alguns grupos de pessoas que têm mais probabilidade de fazer negócios em relação a outros. Talvez a maioria dos seus clientes viva numa área específica, sejam na sua maioria homens ou mulheres, estejam dentro de uma certa idade ou renda, ou tenham um determinado nível de escolaridade.

Crie o conteúdo certo: experimente diferentes tipos de conteúdo para ver o que funciona melhor. Blog posts longos e curtos, artigos, infográficos, white papers, e-books, conteúdo de áudio e vídeo, enfim, todos têm seu lugar. Analise suas estatísticas para ver qual conteúdo está impulsionando as vendas. Depois de identificar um tema vencedor, aborde-o em vários formatos. Use-o em um vídeo do YouTube, publique blog posts sobre ele, compile os blog posts em um eBook, além de muitas outras possibilidades.

Teste regularmente os resultados para mensurar e melhorar o ROI: é preciso ter informações que possa medir para ver se a sua estratégia de Marketing está funcionando. Ao mesmo tempo, tem que perceber que nem todas as ações de Marketing bem-sucedidas geram vendas e lucros imediatos.

As 5 fases de um funil de growth marketing

Aquisição: os consumidores descobrem sua marca ou produto. O objetivo aqui é gerar leads através de estratégias de conteúdo, formulários e chatbots.

Ativação: nessa fase, a empresa vai tentar fazer com que o cliente use o produto que ele comprou o mais rápido possível gerando momentos de empolgação.

Retenção: aqui, a empresa precisa manter o máximo de usuários ativos. São utilizados esforços para aumentar a frequência de uso dos clientes.

Receita: na etapa de receita, serão usadas estratégias para gerar uma maior monetização. Os profissionais irão testar estratégias que envolvem precificação, táticas de upselling e cross selling e envio de mensagens para o cliente.

Indicação: o objetivo da etapa de indicação é estimular os clientes a indicarem o serviço para amigos e familiares. São criadas premiações e outros métodos de incentivos para gerar mais resultados.

Como melhorar o marketing de crescimento?

Otimize o atendimento ao cliente: todos sabem que o atendimento ao cliente é essencial para o crescimento da sua marca. Mas a verdade é que é sempre possível aprimorar suas técnicas. Acompanhar o público-alvo através de pesquisas em redes sociais, por exemplo, é uma forma de detectar oportunidades e ameaças que cercam a sua comunidade.

Utilize a análise de dados com inteligência: pesquisas são feitas para ganhar o mundo, e não para serem esquecidas na gaveta. Dentro da sua estratégia de growth marketing, essas informações são ainda mais promissoras. Utilizar fatos comprovados nas suas ações é uma forma de ter resultados mais assertivos e, consequentemente, ter um retorno sobre o investimento muito mais rapidamente.

Mapeie mudanças na sua jornada de compra: a jornada de compra não é algo definitivo. Processos mudam, principalmente quando novos clientes estão chegando. Entender as demandas desse novo público é uma estratégia de marketing interessante, pois garante que você terá como oferecer o que é necessário para possíveis prospects.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu o que é growth marketing.

Conheça o guia inbound marketing. Descubra como obter uma estratégia eficaz. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso para o seu negócio e boa sorte na vida. Nunca desista!

Espero que tenha gostado do conteúdo e que seja útil. Deixe um comentário e partilhe o artigo com a sua rede de contatos. Além disso, acompanhe todas as novidades aqui no blog.



Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?