15 Métricas de Marketing Digital

métricas de marketing digital

15 Métricas de Marketing Digital

Partilhar artigo

A mensuração de resultados é fundamental para conhecer a performance das suas actividades ao longo do tempo. Neste artigo, vou falar sobre quais são as principais métricas de marketing digital e ajudar-lhe a perceber como pode avaliar a evolução do seu negócio.

As métricas de marketing digital quando são bem usadas mostram onde estão os erros e podem revelar oportunidades valiosas. Desta forma, vai conseguir atrair mais clientes com estratégias assentes no conhecimento de informações para o crescimento da empresa.

Descubra agora, 15 métricas de marketing digital que permitem medir o desempenho e ajustar as respectivas acções para obter melhores resultados. A mensuração possibilita uma maior capacidade de gestão e confere mais poder para a tomada de decisão a um nível consciente.

Número de Sessões: indica o volume de tráfego que o seu site recebeu, ou seja, a quantidade de visitas efectuadas num determinado período. É uma das métricas de marketing digital essenciais na sua análise porque quanto mais visitas houver maiores serão as hipóteses de vender.

Fontes de Tráfego: são as origens das visitas ao site e servem para identificar o desempenho das suas acções na internet. Comece por analisar o tráfego directo, o tráfego orgânico, o tráfego pago, o tráfego de referência e o tráfego social para verificar a força dos canais de marketing.

Visitantes Únicos: é uma das métricas de marketing digital que deve dar especial atenção porque serve para avaliar a popularidade do seu site. Revela o número de pessoas que visualizaram o seu site num dado momento, e quanto maior for esse valor, mais atraente é o conteúdo.

Duração Média: mostra o tempo que cada visitante passou no seu site, e quanto mais interessante for o conteúdo, maior é a duração da visita. Consoante a permanência da visita, a sua estratégia de conteúdo vai ser validada ou exigir alterações para estar em sintonia com a sua audiência.

Bounce Rate: representa o número de pessoas que visitam o seu site e saem imediatamente sem terem efectuado nenhum tipo de interacção. Uma alta taxa de rejeição, é um indicador de que algo está a falhar, sendo uma das métricas de marketing digital mais relevantes para o negócio.

Custo por Lead: consiste em dividir o investimento total durante a campanha pelo número de leads geradas e serve para medir o preço de cada contacto. Se o valor for alto, é preciso que as conversões em clientes sejam muito boas ou que o ticket médio seja ainda maior para compensar.

Taxa de Cliques: é uma das métricas de marketing digital mais importantes no que respeita a email marketing ou anúncios pagos porque mede a eficácia das campanhas. O seu cálculo em (%), é feito pela divisão entre o número de cliques e o número de impressões, multiplicado por 100.

Custo por Clique: indica o valor gasto em cada um dos cliques no anúncio e permite determinar quanto está a ser investido para que cada pessoa visite o seu site ou landing page. Caso pretenda efectuar o cálculo, basta ter o rácio entre o custo da campanha e o número de cliques.

Taxa de Conversão: representa uma das métricas de marketing digital mais determinantes na sua estratégia porque mede a efectividade do seu site ou página de vendas. Imagine que ao longo de um mês, o seu site recebeu 1000 visitas e gerou 10 vendas, isto significa que converte 1%.

Conversão do Funil: descubra qual é a percentagem de pessoas que percorre as várias etapas do funil de vendas. Por exemplo, a primeira conversão acontece quando o visitante baixa um e-book, a segunda, quando é feito um pedido de proposta e a terceira, quando ocorre a venda.

Ticket Médio: é uma das métricas de marketing digital com bastante preponderância porque indica o valor gasto em média por cada um dos seus clientes. A melhor frequência para análise é mensal e pode ser medido ao dividir a receita total pelo número de clientes obtidos no mesmo período.

Lifetime Value: consiste em estimar o lucro futuro gerado pelo relacionamento com um cliente ao longo do tempo que permanece na sua empresa. A fórmula para conhecer o seu resultado é dada pela multiplicação entre o ticket médio e o tempo médio de retenção dos seus clientes.

Taxa de Retenção: é a capacidade de manter os seus clientes fidelizados, sendo uma das métricas de marketing digital com maior peso, evitando perder compradores. O objectivo é conseguir com que o maior número de clientes possíveis permaneça no seu negócio e estejam satisfeitos.

Custo de Aquisição: indica exactamente qual foi o investimento necessário de fazer em marketing e vendas para as pessoas comprarem o seu produto ou serviço. O seu cálculo, é realizado através da divisão dos custos de marketing e vendas pelo número de novos clientes no mesmo período.

Retorno do Investimento: é uma das métricas de marketing digital mais populares porque indica se o resultado final de uma campanha ou estratégia gerou lucro. Se pretender calcular o retorno do investimento, basta subtrair a receita obtida com o valor investido e dividir pelo valor investido.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu quais são as principais métricas de marketing digital.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?