Como fazer Qualificação de Leads?

qualificação de leads

Como fazer Qualificação de Leads?

Partilhar artigo

A qualificação de leads prioriza os contatos com maior probabilidade de fecho.

O funil de vendas é um modelo estratégico de consumo. Neste artigo, vou falar sobre como a fazer qualificação de leads. Assim, pode definir as pessoas que avançam na jornada. No entanto, determine os contatos que ficam em nutrição e os que são descartados da lista. Continue a ler e confira tudo abaixo.

A qualificação de leads é o processo de identificar oportunidades. Desta forma, a sua estratégia de marketing digital fica fortalecida no mercado. Afinal, o objetivo é orientar a jornada de compra. Por isso, a abordagem de vendas só acontece na altura certa. Alinhe os esforços ao longo de cada etapa do funil.

Descubra agora, 10 critérios para fazer a qualificação de leads. Comece a atrair mais clientes ao divulgar o seu conteúdo junto da audiência. Por exemplo, ao oferecer materiais específicos para a persona. Assim, lida com a sobrecarga de modo eficiente. Em seguida, foque nos leads com alto potencial de compra.

Contudo, ter um plano de execução é fundamental. Sobretudo, se decidir ter a disciplina necessária para agir diariamente. Então, aprenda como fazer qualificação de leads.

Perfil: são as pessoas que atendem ao perfil de cliente ideal da empresa.

Metas: representa os objetivos a serem alcançados pelo lead.

Timing: identifique o momento do lead para entender qual é a ação que deve ser tomada. Por vezes, existem leads muito qualificados, mas que ainda não estão prontos para se tornarem clientes. Verifique se estão maduros para a tomada de decisão. Analise em quanto tempo o consumidor vai ter a intenção de compra.

Desafio: analise se o lead precisa mesmo da sua solução. Defina se ele tem algum problema que os seus produtos ou serviços podem resolver. Descubra as dificuldades enfrentadas pelo lead. Conheça as dores e necessidades que podem ser atendidas pela sua empresa.

Urgência: perceba o quanto é importante para o lead resolver o problema. Identifique o grau de desconforto na lista de prioridades do lead. Perceba qual é a esforço para conseguir uma solução para o problema.

Interesse: aproveite e desperte a vontade do lead pela sua solução.

Adequação: considere se a sua solução é viável para o lead. Afinal, é preciso ponderar se a empresa consegue atender os potenciais clientes. Muitas vezes, isso tem a ver até com a localização geográfica. Pode ser o lead perfeito, mas nunca será um cliente se não for adequado.

Autoridade: analise se o lead tem poder de decisão. Principalmente no mercado B2B, existem algumas decisões que só podem ser tomadas por cargos mais altos na hierarquia da empresa.

Viabilidade: verifique se o lead pode aplicar as soluções da empresa em perfeitas condições.

Orçamento: avalie se o lead pode comprar o produto ou serviço. Informe a sua base de contatos sobre o preço da solução. Afinal, os leads não podem descobrir, apenas ao conversar com o comercial que não têm capacidade financeira suficiente para se tornarem clientes. Entenda o quanto as pessoas estão dispostas a pagar.

Neste momento, acredito que está mais esclarecido. Aproveite para colocar tudo em prática. Afinal, já percebeu como fazer qualificação de leads.

Conheça o guia prático de inbound marketing. Por fim, desejo-lhe o maior sucesso na gestão do seu negócio e boa sorte para a sua vida.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo possa ajudar-lhe. Deixe o seu comentário em baixo e partilhe este artigo com a sua rede de contactos. Além disso, não se esqueça, acompanhe todas as novidades aqui no meu blog. Até breve!


Partilhar artigo

Deixe o seu comentário

responder
precisa de ajuda?
Whatsapp
Olá, posso ajudar?